sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bebida Alcoólica em Festa de 15 anos


Uma leitora do blog perguntou qual a minha posição, como mãe, sobre o assunto, então vou dar minha opinião, que é bem pessoal, e vai ser diferente de outras pessoas/mães, afinal, cada um segue os valores que acredita.

Em primeiro lugar é proibido SERVIR bebida alcoólica para menores (tanto quanto VENDER), mesmo sendo festa particular. Mas isso todo mundo sabe. O que muitos pais não sabem é que mesmo assim os filhos darão um jeito de levar a própria bebida às festas, quando sabem que por lá nada conseguirão.

Proibir não é o caminho para nada, e mesmo pais e filhos tendo uma boa relação de amizade não significa que os pais sabem o que os filhos aprontam por aí, essa é a realidade. Portanto, a proibição, retaliação, o tabu em cima de determinados assuntos pode potencializar a curiosidade de adolescentes, fazendo-os experimentar coisas pelo simples fato de serem proibidas. Vale para bebida, cigarro, drogas, sexo e outras aventuras. 

É preciso conversar bastante, abertamente, sobre esse tipo de assunto, e eu nunca fui da abordagem proibitiva "você está proibida de usar drogas", "você nem pense em beber!", por exemplo, esse tipo de cobrança não funciona, pelo menos na minha  forma de educar minhas filhas. Mostro o que acontece com quem bebe, falo sobre drogas e o que elas causam, dou exemplos, dou minha opinião, pergunto o que elas acham, aconselho, e peço cumplicidade: se fizer algo errado, conta pra mim, serei a primeira pessoa disposta a ajudar. E mesmo sendo uma mãe "moderna", aberta aos novos tempos, não posso garantir que elas andarão sempre pelo caminho certo.

Mas porque estou escrevendo esse blá blá blá todo? Porque eu acho que "servir ou não servir bebida em festa de 15 anos" é uma questão mais familiar, do que social.

O anfitrião pode tomar as medidas necessárias para não se prejudicar judicialmente, ou seja, instruir garçom a negar bebida aos menores, separar o bar e a área dos adultos, restringir o acesso dos menores a essa área, enfim, tentar proporcionar um clima saudável, porém, durante a festa não dá pra ficar vigiando cada passo de cada adolescente, e aí é que a educação recebida em casa, seus valores, suas crenças falarão mais alto. E o anfitrião pode simplesmente não se preocupar com isso, o bar estará aberto para quem quiser, a festa é livre, a opção de beber ou não, ficará sob responsabilidade individual de cada convidado.

Para concluir, converse com seus pais e veja o que eles acham do assunto, se for servida bebida alcoólica para os adultos, certamente alguns menores vão se aproveitar, e se você tiver uma boa cerimonial, ela pode controlar isso com tranquilidade, o atendente do bar também pode dar uma controlada, enfim, a questão é não anunciar pra todos os amigos que haverá bebida liberada, diga que esse assunto será resolvido no dia, conforme o andamento da festa, mas que você gostaria que os amigos não pensassem nisso como assunto principal da festa, você gostaria que eles estivessem sóbrios para se divertir com você, dançar, cantar, comer bastante e levar da festa bons momentos... e não uma ressaca e dor de cabeça como lembrança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...