quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Convites - Making of

Finalmente vou apresentar todo processo de como chegamos ao convite final, foi uma longa jornada, mas valeu a pena, para mim foi o item mais trabalhoso porém de grande impacto, não poderia ter sido diferente.

1) A inspiração: pesquisando convites no tema encontrei muitos bacanas, mas nenhum do jeito que eu imaginava, alguns meio infantis, outros muito simples, o jeito era adaptar. O modelo abaixo foi o precursor da ideia (criação da Lehr & Black que faz convites para celebridades).

2) O protótipo digital: A partir dessa imagem simulei como ficaria o convite da Camila, imaginei todo preto, com a foto na tampa, a barra com rótulo vermelho, a caixinha com o "berço" (espaço recortado) para a barra de chocolate e o golden ticket dentro.

3) Orçamentos: procurei empresas que fizessem as caixinhas nas medidas que imaginei, solicitei vários orçamentos, mas todos com um custo bastante alto, o que geraria um impacto no orçamento da festa, para 200 unidades a um custo variando entre R$8,00 e R$25,00 cada (somente a caixinha!!!)

4) Curso: com base nos orçamentos das gráficas achei por bem aprender a fazer as caixinhas, por sorte encontrei um curso de cartonagem e me inscrevi, a primeira caixa-livro (como é chamada esse tipo de caixa) que fiz foi essa:



5) Material: após terminar o curso corri atrás do material necessário para fazer alguns modelos e chegar na versão final. A versão preta da caixa ficou estranha, não gostei, ficou grande demais para acomodar a barra de chocolate, e a cor também não estava de acordo com a festa alegre.






6) Medidas: no Dia dos Pais fiz uma caixinha para a Carol entregar ao papai, no tamanho mais adequado ao chocolate, mas ainda muito grande. A partir dessa eu cheguei às medidas ideais para começar a produção em série.



7) As primeiras: depois de fazer o protótipo com sucesso, comprei material e comecei a produção das primeiras oficiais, seriam 200 unidades e eu teria 6 meses para fazê-las. As primeiras foram essas coloridinhas que fiz em setembro de 2011.


8) Material: depois de ter feito várias, testado vários enfeites, comprado vários tons de marrom (duas vezes errado, dããã), fiz a encomenda grande dos papeis já cortados nas medidas necessárias (papelão paraná e o color plus, os papéis enfeitados são cortados na mão). Só isso que precisa de material? NÃO! Dá uma olhada no tanto de material que precisa, não é mole não, dá um trabalhão, de verdade!






9) Ajudinha no meio do caminho: E o fim do ano foi chegando e nada de eu começar a produção com firmeza, eu tinha tanto assunto pra resolver da festa, outras negociações, que parar para fazer as caixinhas era algo impossível, então contei com a ajuda da cunhada Naurielli, e graças a ela metade das caixinhas (quase todas lilás) ficaram prontas até dezembro. Em janeiro as meninas saíram de férias e eu tive um final de semana sozinha em casa. Rendeu! Comecei na sexta-feira às 19h, trabalhei até 5h de sábado. Dormi, levantei 13h e fui direto de novo até 5h da madruga de domingo. Acordei 11h e só parei à 1h da madrugada outra vez. Durante a semana também fiquei sozinha, chegava do trabalho e já me dedicava às benditas, sempre acompanhada do seriado House... nesse processo de fabricação de caixinhas assisti as 8 temporadas inteiras, tudo dublado que me permitia apenas escutar e por vezes dar aquelas espiadas (quando tocava uma música tensa, por exemplo). Enfim, foi uma longa jornada!

Produção de um final de semana inteiro (demorado pra fazer, de verdade)

Seriado House, meu companheiro de jornada

10) Testando as artes: por enquanto só tínhamos as caixinhas e os chocolates, tínhamos que fazer o ensaio fotográfico para ter as fotos oficiais e poder fazer as artes oficiais. Antes disso fiz alguns testes das medidas projetadas com fotos do primeiro book da Camila, ainda de aparelho.

Primeiro protótipo quase concluído da caixinha

Estoque de chocolate tentador

12) Fotos e artes oficiais: E o book oficial foi feito nos dias 17 e 18 de janeiro, na mesma semana já fiz as artes da tampa e do rótulo, enviei para a gráfica para testar mais uma vez. Primeiro mandei os rótulos para uma gráfica rápida, detestei a impressão, ao invés de vermelho ficou laranja, muito feio. Depois mandei pra uma gráfica melhor e aí sim ficou na cor certa. Para imprimir o ticket dourado eu fui atrás de papel especial, dourado, rodei a cidade, comprei um, cheguei na gráfica e não deu certo, tive que ir atrás de outro. O papel para impressão da foto da tampa comprei um Aspen perolado, lindo, na verdade era pra ser adesivado, mas não foi, aí então eu já não gostei da impressão se comparada à fotografia de verdade, e mandei fazer fotografia adesivada mesmo, no laboratório.

Primeiro teste da dobra do rótulo, não aprovado

Material recebido da gráfica


Arte do Golden Ticket - frente

Arte do Golden Ticket - verso


Golden Ticket depois de pronto

Arte do rótulo do chocolate Wonka

Foto da tampa da caixinha
Testando as fotos reveladas na caixinha

 13) Convite Individual: além da caixinha, da foto na tampa, do rótulo, do ticket dourado, tinha, ainda, que mandar os convites individuais, nominais, para cada convidado, já que a tag amarrada ao convite seria mais genérica, e assim também garantiria a não entrada de penetras na festa. E eu fiz estilo cartão de visita, frente e verso, com verniz localizado. Gosto de inventar? Já perceberam que sim, esse foi só um plus! Atrás imprimimos em etiquetas transparentes os nomes dos convidados e colamos no espaço em branco.



14) Montagem dos convites: Com tudo na mão e faltando menos de UM mês para a festa ainda tínhamos que montar o kit, sendo que os rótulos foram impressos num papel muito grosso e na hora de dobrar estava "quebrando", foi complicado, e aí contamos com a ajuda da cunhada Taciana nesse processo. Usei o papel dourado comprado errado para fazer a tag e amarrar na caixinha.

E depois de prontos ficaram assim:





15) Hora de entregar: fechadinhos, Camila e eu fizemos um esquema para entrega, a maioria foi entregue no colégio, durante uma semana ela foi carregada com 10 ou 15 unidades numa sacola, máximo que conseguia carregar, já que ficaram pesadinhos. À noite saíamos para entregar aos colegas e amigos de outros colégios.  Além disso despachamos vários pelos Correios para amigos de fora. Foi muito divertido e agora bateu uma tremenda saudade.





 -------------------------------------------------


Resumo do processo:
1) Curso de cartonagem
2) Compra de ferramentas, papelão, papel color plus, papel de scrapbook, cola, etc
3) Montagem de protótipo
4) Criação artes da tampa, ticket dourado, rótulo, convite individual
5) Compra de papel para material gráfico
6) Impressão do material gráfico
7) Embalar barra de chocolate com papel alumínio
8) Dobrar rótulo e embalar a barra de chocolate com o golden ticket dentro
9) Cortar e colar foto na tampa
10) Impressão de etiquetas com nome dos convidados
11) Impressão de tags com nome dos convidados
12) Montagem do kit---> caixinha com foto + barra com rótulo + convite individual + tag + laço
13) Entregar e ver no rosto de cada um a felicidade em estar recebendo aquele convite mágico!

Alguns comentários dos amigos que receberam o convite:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...