domingo, 14 de abril de 2013

Blog da Camila responde: Pergunta da Julia!


Recebo algumas perguntas por e-mail, dúvidas nos comentários, enfim, muitas pessoas têm entrado em contato, algumas coisas respondo diretamente pois é bem específico, outras farei posts aqui no blog (sem identificar ninguém pelo sobrenome) porque o assunto pode interessar mais gente, se alguém tiver algum problema com isso é só me avisar que o papo fica só entre nós!

------------------------------

Pergunta: OI llana, preciso da sua juda, fiz 13 anos em março, já estou pensando na minha festa de 15, tenho mil idéias, temas, atrações, locais, cores... mas minha mãe não gosta de falar sobre esse assunto, acho que por que a festa talvez não seja tão grande quanto eu quero (ou pelo menos ela acha que eu quero), queria saber como abordar este assunto... bjs

Resposta da Ilana:
Oi Julia, vou te dar a minha opinião de mãe, ok? Pra fazer uma festa é preciso ter bastante dinheiro, não importa o tamanho da festa (acredite, até as mais simples custam uma grana). Se você acha que seus pais têm condições de pagar, se você mais ou menos conhece o orçamento da casa, então tudo bem você pedir uma festa, mas se na opinião deles, mesmo tendo dinheiro, uma festa for desperdício de grana, aí o buraco é mais embaixo. Tem pais que não concordam em gastar dinheiro com isso, e é preciso respeitá-los, afinal são eles que trabalham, e são eles que vão pagar, não adianta brigar, se revoltar, infelizmente é a condição da maioria das meninas, eu, que sou uma mãe festeira, jamais deixaria passar em branco, mas confesso, economizei durante anos para esse momento, e ainda assim fiz alguns empréstimos para pagar isso tudo. Questão de escolha pessoal, mesmo.
Bem, diante disso, se mesmo contra eles resolverem te dar uma festa, contente-se com o que puder ser. Sonhar é importante, faz parte, mas vamos confessar que a gente sonha alto às vezes, né? Primeira coisa é ter uma conversa bem consciente com a sua mãe, explicar que é uma vontade que você tem, um sonho, um desejo, e que gostaria de saber a opinião dela sobre o assunto, ou melhor, queria saber porque das negativas, peça pra ela te explicar sinceramente porque não quer falar no assunto. Talvez ela realmente se sinta incapaz de realizar seu sonho e fuja pra não te decepcionar, talvez ela ache cedo demais para se estressar com isso, ou talvez ela não tenha entendido que isso é muito importante pra você. Então, esclareça. Diga que você pesquisou bastante, leu muito sobre o assunto, e que seria bom fazer orçamentos já, começar a investigar os preços das coisas e então ir moldando a festa de um jeito que caiba no bolso e satisfaça seus desejos. É possível, sabe por quê? Por que seja do jeito que for, o dia será inesquecível, lindo, emocionante, não importa o tamanho, o lugar, nada disso... o que faz a festa são as pessoas, e mesmo se não for possível grandes produções, se tiver música boa e gente animada, vai rolar uma baita festa, acredite! Sou dessas... ainda acredito mais no valor das pessoas do que das coisas. 
Sendo bem prática, o mais importante é definir o número de convidados, a parte mais cara é a comida e bebida, então tem que começar a lista definindo a quantidade, depois vc pensa em quem vai chamar, mas limite a 50, 100, 200, sei lá, e com base nisso procure orçamentos, visite lugares, tem que fazer isso com antecedência, e eu aconselho a fechar contratos 1 ano antes, o preço compensa, dá pra economizar de 10 a 15% em muitas coisas. Ao invés de fazer num sábado, escolha uma sexta, muitos profissionais cobram menos por ser na sexta, pesquise, peça ajuda das amigas, corra atrás sozinha o máximo que puder, pegue dicas de como economizar (eu tenho várias) e somente leve as informações para sua mãe, assim o trabalho é menor para ela.
E pra terminar, se você sentir que realmente seria um sacrifício financeiro muito grande pra sua família bancar uma festa para você, aceite numa boa, veja que são poucas as meninas que fazem festa, é um dinheirão consumido em poucas horas, quando você vê... acabou! Claro que fica a satisfação do sonho realizado, claro que fica a alegria do que foi vivido, as fotos, lembranças, tudo vale a pena, mas não às custas de um dinheiro que não se tem. Tenha certeza que sua mãe gostaria muito de realizar seu sonho, toda mãe gostaria, só que nem sempre é possível. A única coisa que você pode cobrar dela é diálogo, isso sim é importante, não desista!
Um beijo e boa sorte!



 



Um comentário:

  1. Obrigada llana, vou pesquisar um pouco mais sobre o assunto antes de falar com ela, vou procurar saber sobre mais dicas para economizar e tudo o mais, Obrigada!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...