sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Fotos e Vídeos - O que mostrar para os amigos e familiares?

Com a tecnologia (iPhone, celulares, máquinas digitais) e conectividade (Instagram, Twitter, Facebook) que existe hoje em dia todo mundo consegue um registro para guardar dos eventos que são convidados. A gente vai "roubando" e salvando as fotos postadas pelos amigos, e assim podemos sempre relembrar aquela festa e/ou evento quando quisermos.

A moda em Curitiba esse ano foi a "Cabine de Fotos", começou na festa da Camila com uma franquia de Itajaí-SC, e depois que abriram uma franquia aqui, seguiu a tendência em quase todas as festas posteriores, com isso, muitos convidados saíram das festas com fotografias divertidas e registros de alegria!

Quem mais tem interesse em obter as melhores fotos, álbuns e muitas imagens da festa é claro que é a debutante, os seus pais, avós, enfim, a família. Por isso existem empresas muitos boas para fazer o trabalho, aquelas que não esquecem de guardar nenhum detalhe, e capturam imagens que nem você viu da sua própria festa (o que é muito comum, afinal não somos onipresentes).

Depois que a festa termina, começa a ansiedade por reviver aquilo tudo... como? Vendo imagens, fotos e vídeos. E aí a pressão em cima dos profissionais que detêm essa preciosidade começa. No dia da entrega do material é uma emoção... mais lágrimas vem a tona, tudo parece mil vezes mais lindo, e você tem a certeza de que fez a coisa certa.

Dividir esses momentos com os amigos e familiares é tão importante quanto a realização da festa em si, e acredito que hoje em dia a publicação de fotos e vídeos em redes sociais não é algo assustador, apesar de existirem pessoas que preferem não se expor, acredito que compartilhar as fotos do evento com os amigos, enviar por e-mail diretamente para o convidado, ou entregar uma cópia impressa, é quase uma obrigação de quem organizou o evento, vocês não acham? Coloco-me na posição de convidada... preciso de uma roupa social (alugar ou comprar), sapatos, bolsa, gasto dinheiro com a produção no dia, cabelo, unhas, maquiagem, etc... posso até tirar uma foto em casa antes de sair e tal, mas nada se compara a ter uma foto profissional e no local do evento (que estará lindamente decorado).

Portanto, MOSTREM aos convidados as fotos em que eles apareçam, se quiser criar um álbum no seu Facebook sem as fotos das pessoas, se quiser mostrar decoração, cerimonial, outros momentos e não a recepção, ao menos envie para eles de forma particular as fotos que eles aparecem. Não custa nada, os arquivos são digitais, e é um forma carinhosa de retribuir a presença.

Essa é a minha opinião, e o contrário também é verdadeiro. Publiquei todas as fotos da festa da Camila no site, depois avaliei as que pudessem causar constrangimento e retiramos, depois avisamos pessoas específicas para darem uma olhada nas fotos pois haviam algumas "suspeitas" (beijinhos, agarros... acontece) e então as pessoas ficaram livres para retirar o que quisessem. Depois divulgamos para os convidados apenas, e por fim todas foram liberadas para o público.

As fotos da festa interessam também aos profissionais que trabalharam no evento, e muito! Publicar,  compartilhar, mostrar pra mais gente é uma forma de divulgar o trabalho de quem merece e nos ajudou a realizar um sonho.

Os vídeos muitas vezes interessam aos familiares e melhores amigos, vale reunir avós, tios e padrinhos para juntos reverem aqueles momento. Quem tiver canal no Youtube também pode postar, geralmente os  profissionais de filmagem entregam uma edição com os melhores momentos (compacto, highlights), ou então eles mesmos publicam em seus canais para divulgação. O importante é compartilhar, principalmente com quem esteve presente. É tão bom "se ver" nas imagens do evento, mesmo quem tem vergonha, no fundo, no fundo, fica feliz em aparecer.

Dias atrás a melhor amiga da Camila, aquela que fez a homenagem linda, a Ana Paula, esteve em nossa casa e pediu para ver a filmagem e rever aqueles momentos. Foi bem legal. Fica a dica!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...